top of page
Buscar

Por que precisamos discutir resolução adequada de conflitos em reestruturação?


Passados 17 anos de vigência da Lei de Recuperação de Empresas, o balanço é positivo: milhares de empresas foram salvas. Poderíamos ter feito mais? Sem dúvida. A transformação do direito em vida real é um processo imperfeito e em permanente movimento.


Um dos mais importantes aspectos que precisa ser melhorado é, sem dúvida, a forma como as negociações acontecem no ambiente de reestruturação.


E por ambiente de reestruturação entendemos não apenas aquelas situações que configuram a clássica crise de liquidez (ausência de recursos financeiro para o pagamento de dívidas no prazo combinado), mas também quadros nos quais o conflito entre as partes pode desembocar no caixa, e que demandam ação rápida e assertiva (como questões societárias e disputas em contratos estratégicos).


Ainda aferrados às suas posições, devedor, credores e outras partes interessadas costumam interagir sem foco nos interesses: no curto, médio e longo prazo todos perdem.


A CamCMR é uma instituição que atua como hub de um ecossistema que se pretende vocacionado para a mudança desse cenário.


Nós queremos contribuir para enfrentar os principais gargalos que levaram às imperfeições da vida real, sem a pretensão de eliminá-las – o que seria uma utopia –, mas para melhorar o ambiente de negociação em torno de situações que denotam ou podem gerar vulnerabilidade.


Um de nossos eixos é a produção de conteúdo, que congrega algumas importantes iniciativas, como esse blog: o primeiro do Brasil especializado em solução adequada de conflitos em reestruturação.


Nele veiculamos conteúdos exclusivos, escritos por pessoas que atuam no ecossistema e que buscam promover reflexões capazes de gerar insights importantes para a mudança de mentalidade.


Pessoas que querem transformar a cultura da sentença, promovendo a negociação transparente, simétrica, justa e que atenda ao fim de preservar atividades viáveis.


Aproveite a leitura e colabore conosco.

bottom of page